CFMV e Ministério da Saúde discutem políticas públicas na área de saúde

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) recebeu, nesta terça-feira (22/01), a visita de Mayra Pinheiro, secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde (MS). O CFMV foi um dos primeiros conselhos de classe escolhidos pelo ministério para concretizar parceria e contribuir para a construção de novas políticas públicas na área de saúde. Mayra foi recebida pelo presidente do CFMV, Francisco Cavalcanti de Almeida, e pelo secretário-geral, Helio Blume.

“Um dos focos do CFMV é a promoção da Saúde Única. Ficamos honrados em receber a Dra Mayra, pois o Conselho pode contribuir bastante. Considero importante tratarmos de questões como o controle de zoonoses, guarda responsável de animais, castra-móveis, recomendações ao Conselho Nacional de Saúde, além da qualidade dos cursos no Brasil. Estamos abertos a cooperar com o governo”, disse Cavalcanti.

A secretária ouviu com atenção as sugestões e críticas do CFMV. Ela adiantou que a SGTES planeja reunir todos os conselhos da área de saúde uma vez ao mês para estabelecerem, em conjunto, políticas públicas que atendam às demandas da saúde pública. As reuniões terão caráter participativo e deliberativo. “Quero que todos participem do processo de reconstrução do Sistema Único de Saúde (SUS). Vamos dar importância à questão multiprofissional, fazer um levantamento da situação e melhorar a qualidade do serviço dos profissionais de saúde”, afirmou Mayra.

Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde

A Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde é responsável por formular políticas públicas orientadoras da gestão, formação e qualificação dos trabalhadores e da regulação profissional na área da saúde no Brasil.

Cabe à SGTES promover a integração dos setores de saúde e educação, no sentido de fortalecer as instituições formadoras de profissionais atuantes na área, bem como integrar e aperfeiçoar a relação entre as gestões federal, estaduais e municipais do SUS, no que se refere aos planos de formação, qualificação e distribuição das ofertas de educação e trabalho na área de saúde.

Portal CFMV