Conselho promove palestra sobre a Saúde da Mulher Veterinária

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Piauí (CRMV-PI) promoveu a palestra Saúde da Mulher Veterinária na última segunda-feira (10), no Hospital Veterinário Universitário, na UFPI. Na ocasião, o médico ginecologista, Dr. Marizon da Costa Armstrong Junior deu ênfase a câncer de colo de útero, terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

O especialista começou sua fala sobre a importância em se discutir sobre saúde e qualidade de vida. De acordo com ele, os assuntos são fundamentais na vida do público feminino. “Temos que discutir esse tema Saúde e Qualidade de vida da Mulher Veterinária, porque saúde e qualidade de vida se interpõe, é impossível hoje dissociar a qualidade de vida da saúde e a saúde da qualidade de vida”, comentou o médico.

Em seguida, o médico chamou atenção para os métodos de prevenção do câncer, como tomar as vacinas e consultar o ginecologista regulamente. “O mundo é o reflexo de como está a conscientização da humanidade e é isso que estamos conversando neste momento. Precisamos conscientizar o sexo seguro, a saúde como um todo, para que as mulheres, entre elas, as veterinárias consigam ter melhor qualidade de vida”, declarou o palestrante.

O encontro fez parte da programação das atividades em alusão ao mês do médico veterinário.