CRMV-PI E UFPI PROMOVEM PALESTRAS SOBRE SAÚDE ÚNICA NO CTT

Com um dos temas mais atuais, foi realizado nesta segunda-feira, 26 de Março, o ciclo de palestras sobre saúde única e também controle da Leishmaniose visceral (Calazar) canina no auditório do Colégio Técnico de Teresina (CTT-UFPI). Com a presença de alunos, técnicos e diretores de órgãos púbicos. As palestras foram realizadas através de uma parceria entre a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-PI).

Para abrir as palestras a Dr. Oriana Lima, que é Médica Veterinária e Gerente de Zoonoses da Fundação Municipal de Teresina (FMC) Teresina falou sobre a Saúde Única e seus desafios, “Não temos como nós trabalhamos e efetivamos uma boa prática de saúde, se continuarmos no conceito de caixinhas (separados). O veterinário vai trabalhar somente com a saúde animal, o médico somente com a saúde humana e os demais profissionais da área de saúde nas suas áreas e sem entender o contexto. Porque no momento em que você tem um agravo em determinada área, você precisa estudar e saber como um todo”, pontou a palestrante.

Dr.Oriana Lima, que é Médica Veterinária e Gerente de Zoonoses da Fundação Municipal de Teresina (FMC) Teresina.

O Dr. Davi Soeiro, que é professor adjunto de Epidemiologia de Doenças infecciosas e Parasitas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em sua palestra discorreu sobre as prevenções e possíveis tratamentos da Leishmaniose Viral, “A eutanásia dos animais com calazar não tem tido muito efeito ao longo do tempo e nem reduzido os casos em cães e consequentemente nos seres humanos. No mundo verificarmos o surgimento de novas vacinas, que poderiam ser utilizadas no controle da doença, no Brasil também temos a vacina, porém ainda tem que testada, provada sua eficácia”, mostrou e elucidou o especialista.

Dr. Davi Soeiro, que é professor adjunto de Epidemiologia de Doenças infecciosas e Parasitas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Piauí (CRMV-PI) acompanhou as palestras e ressaltou a importância do tema Saúde Única, apresentado e debatido com os presentes. “Aqui no auditório estamos conjugando a saúde ambiental, a saúde animal e consequentemente a Saúde única e para isso queremos cada vez mais investimos nos jovens, na academia e nos surpreende a presença desses alunos nessas palestras e em outras”.

 Palestras sobre Saúde Única. 

Para os alunos foi muito interessante participar das palestras com assuntos relevantes, “Realmente são muito bons os palestrantes, de temas bem interessantes, que sabem passar os conteúdos de forma clara e objetiva”, afirma Elvis de Sousa e Silva.

O estudante Elvis de Sousa e Silva atento as palestras.