Estudantes e profissionais participam de palestra sobre odontologia equina

Estudantes e profissionais da área de medicina veterinária participaram de uma palestra sobre Odontologia Equina, na última quarta-feira (06), na Universidade Federal do Piauí. O evento contou com o apoio do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Piauí (CRMV-PI). A palestra foi ministrada pelo médico veterinário, Ciro Franco, de São Paulo.

Para o conselheiro e professor, Cleômenes Oliveira Melo, a palestra foi uma oportunidade para o público conhecer a importância em se cuidar da dentição dos cavalos. Para isso, um profissional com experiência foi convidado para trocar experiências com profissionais e criadores.

“A gente trouxe esse profissional para que nossos alunos e profissionais possam melhorar cada vez mais a qualidade de vida dos animais, em especial, dos cavalos que são atletas, de valor zootécnico. Com esse evento, pretendemos abrir um pouco a mente tanto dos profissionais quanto dos criadores em relação à saúde bucal do animal. Percebemos que muitos animais sofrem com a dentição e com doenças bucais. Então, esse evento é uma tentativa de abrir esse horizonte para que o público fique por dentro da necessidade desse profissional no mercado de trabalho”, explicou o professor.

O palestrante explicou o que foi abordado no encontro e chamou a atenção para os cuidados com os equinos que praticam esporte. “Nesse encontro nós abordamos sobre a parte de nutrição do animal, assim como falamos um pouco das doenças que podem levar até o óbito do animal. Expliquei a importância do profissional de odontologia equina, para dar mais qualidade de vida aos cavalos, e para melhorar a performance daqueles que fazem parte do esporte, que merecem uma atenção especial”, comentou o médico.