Nota de Repúdio Anclivepa-DF

CRMV-PI aciona MP para garantir a vacinação de médicos-veterinários contra a Covid-19
23 de março de 2021
Indústria animal tem alto nível de biossegurança para produção de vacinas contra Covid-19
30 de março de 2021

Nota de Repúdio Anclivepa-DF

ASSOCIAÇÃO DE CLÍNICOS VETERINÁRIOS DE PEQUENOS ANIMAIS DO DISTRITO FEDERAL

NOTA DE REPÚDIO

Fomos surpreendidos na manhã de hoje, durante a veiculação do Bom Dia DF 1ª edição, pelas palavras do jornalista Fred Ferreira, que durante uma matéria sobre a vacinação dos profissionais de saúde, afirmou que “é difícil de engolir o médico veterinário”.

A própria OIE reconhece nosso papel como profissionais de saúde, afirmando que “Os veterinários são parte integrante da comunidade global de saúde. Além das atividades relacionadas à saúde e ao bem-estar dos animais, desempenham um papel fundamental na prevenção e no manejo de doenças, inclusive as transmissíveis ao homem, e na garantia da segurança alimentar das populações.”

O conceito de saúde única surgiu para traduzir a união indissociável entre a Saúde animal, humana e ambiental.

O surgimento desta pandemia evidencia de maneira clara a estreita relação entre a saúde humana, a saúde animal, a condição do ecossistema e os hábitos da população, o que está no cerne deste conceito.

É importante que todos (principalmente os jornalistas em sua função de informar a população) conheçam não apenas nossa atividade mais reconhecida de clínicos, que garantem a saúde e o bem-estar animal, mas também as atividades que desenvolvemos em prol da proteção e promoção da saúde pública e ambiental.

É o médico veterinário o profissional que investiga surtos de doenças em animais e humanos e implementa programas de prevenção e combate. Além disso, garante que os alimentos de origem animal cheguem à mesa de todos com segurança e próprios para consumo. Sem falar em outras várias atividades desenvolvidas, nos termos da Lei 5.517/1968.

Desde o início da pandemia do Sars-CoV-2, temos trabalhado incansavelmente para garantir que nenhuma das nossas atividades sejam paralisadas, contribuindo, desta forma, para a manutenção de saúde e bem estar de toda a população.

Desta forma, REPUDIAMOS VEEMENTEMENTE, declarações como esta, que menosprezam profissionais ativos e comprometidos com a saúde única.

nota de repudio anclivepa

1 Comments

  1. Katia Buzogany Majeau disse:

    Acho que então não deveriam vacinar repórteres… Na minha opinião são mais importantes médicos veterinários que repórteres. Tenho animais em casa e sei o quanto são importantes para a saúde de todos os animais.