CRMV-PI PROMOVE A 35° SEMANA DO MÉDICO VETERINÁRIO NA UFPI

Em comemoração ao mês do Médico Veterinário, O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Piauí (CRMV-PI) irá promover a 35° Semana do Médico Veterinário, nos dias 11, 12 e 13 de Setembro no auditório do Centro Tecnológico de Teresina (CTT) na Universidade Federal do Piauí (UFPI) com o tema “Saúde Única: Um Desafio para a Medicina Veterinária”. Na programação dos três dias de evento ocorrerão palestras com Médicos Veterinários do Piauí e outros estados.

“Sabemos que 70% das doenças que são transmitidas para os homens vêm dos animais e essa troca de informações e experiências entre Médicos e Médicos Veterinários pode ajudar a prevenir e combater essas doenças, por isso escolhermos esse tema de saúde pública”, pontua o presidente do CRVM-PI José Wellington Dias.

Presidente do CRVM-PI, José Wellington Dias.

No primeiro dia, as palestras serão com o tema das doenças transmitidas pelos Tatus, com a vinda do Dr. João Marcelo Antunes especialista em epidemiologia na Universidade Federal Rural do Semi-Árido que abordará as possíveis enfermidades causadas pelos Tatus. Visto que no Piauí ainda se consume muito a carne desse animal.

Outra palestra de destaque durante o evento será da Medica Veterinária Dra. Ardolorata Aparecida Bianca Carvalho da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Câmpus de Jaboticabal que irá falar sobre a entrada dos Médicos Veterinários no programa de Saúde da Família (PSF), que faz a junção de uma equipe de multiprofissionais para o combate, prevenção e promoção da saúde nas famílias.

Na quarta-feira, o ultimo dia de palestras será apresentado o tema sobre Arboviroses, que são as doenças transmitidas ao homem pelas picadas de mosquitos, como a dengue e chicungunha, com o Dr. Alessandro Pecego Romano da Universidade de Brasília (UNB).

Para os Médicos Veterinários interessados em participar das palestras, devem entrar no site do CRMV-PI e através desse link: http://crmv-pi.org.br/site/35-semana-do-medico-veterinario/ e fazer sua inscrição.