TEMA SOBRE ANIMAIS SILVESTRES MARCAM PRIMEIRO DIA DE PALESTRAS DA SEMANA DO MÉDICO VETERINÁRIO

O primeiro dia de palestras no Centro Tecnológico de Teresina (CTT) começou com uma solenidade que reuniu autoridades e os diretores do Conselho Regional de Medica Veterinária (CRMV-PI). O Presidente do CRMV-PI, José Wellington Dias falou em seu discurso da importância do tema Saúde Única escolhida para ser debatido na semana do Médico Veterinário, detalhando os conteúdos a serem apresentados nas palestras.

Logo após a solenidade de abertura, aconteceu a primeira palestra com Dr. João Marcelo Azevedo da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), que tratou das zoonoses causadas pelo contato ou consumo da carne de Tatu, “Existe toda uma preocupação com o consumo da carne de animais silvestres e especialmente estudos que realizo sobre a carne de Tatu, os perigos que as doenças infecciosas passam dos Tatus para os seres humanos, principalmente a doença de Chagas, Lepra, dentre outras”, enfatizou Dr. João Marcelo.

Dr. João Marcelo Azevedo da UFERSA, tratou das zoonoses causadas pelo contato do homem com o Tatu.

Atento as palestras os estudantes de Medicina Veterinária e público em geral assistiram as explicações do Dr. João Marcelo, um assunto muito pouco divulgado, como destaca a estudante Amanda Maria: “Eu acho importante o tema pelo fato de ser diferente, aqui na UFPI não temos muito contato com animais silvestres, além de agregar mais conhecimento e abranger nossa área de atuação”, relatou a aluna do 7° Período da UFPI.

Estudante de Medicina Veterinária da UFPI Amanda Maria.

Na ultima palestra da tarde desta segunda-feira foi ministrada por Fabiano Barbosa, que abordou a assunto de proteção aos animais silvestres, de forma bem dinâmica e divertida. Animando a todos os presentes com cantos e brincadeiras. “Quem ama animais silvestres não compra, não mantém preso, tem que manter em liberdade, é o lema de um projeto educativo realizado pelo IBAMA e vou apresentar a todos”, esclarece Dr. Fabiano.

Estudantes participam de encenações feitas pelo Dr. Fabiano Barbosa.

A programação de palestras continua nesta terça-feira, dia 12 de Setembro, com a palestra da Dr. Adolorata Aparecida Carvalho da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Campus de Jaboticabal que irá falar sobre a entrada dos Médicos Veterinários no programa de Saúde da Família (PSF), que faz a junção de uma equipe de multiprofissionais para o combate, prevenção e promoção da saúde nas famílias.

Galeria de Fotos: