NOTA – Centro de Controle de Zoonoses de Teresina

Curso de Anotação de Responsabilidade Técnica – INSCRIÇÕES
1 de junho de 2022

NOTA – Centro de Controle de Zoonoses de Teresina

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), existem mais de 200 tipos de zoonoses. Mais de 60% das doenças infecciosas humanas têm sua origem em animais. Por todo o mundo, as zoonoses respondem por 62% da Lista de Doenças de Notificação Compulsória, 60% dos patógenos reconhecidos (vírus, bactérias, protozoários, parasitas e fungos) e 75% das doenças emergentes. Portanto, tendo em vista a importância do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para a prevenção e o controle de agentes dessas doenças, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Piauí (CRMV-PI) destaca a necessidade urgente de fortalecer o órgão, fundamental para a Saúde Única, bem como respeitar e dar condições necessárias para o desempenho das atividades de competência dos profissionais que lá atuam.

É fato de que atualmente, o Centro de Controle de Zoonoses da cidade de Teresina(PI) vem sofrendo inúmeros ataques e constantes empecilhos na execução dos programas de responsabilidade do órgão, dificultando o exercício das atividades técnicas, já pactuadas e definidas, inclusive com interferências no serviço dos Agentes de Combate de Endemias, gerando prejuízos para a saúde da população.

Fato mais grave se deu com a suspensão das atividades de planejamento e execução das ações de Vigilância das Zoonoses, sem qualquer discussão técnica com os profissionais da Medicina Veterinária do CCZ. O CRMV-PI destaca que, a interferência inadequada nas atividades do Centro aumentam o risco de descontrole de doenças como a raiva, leptospirose e até mesmo a dengue, já que a circulação de carros fumacê para controle da proliferação do mosquito Aedes Aegypti encontra-se prejudicada.

O CRMV-PI ressalta ainda que o Centro de Controle de Zoonoses não é uma clínica popular onde são oferecidos atendimentos veterinários, mas sim um órgão de saúde pública que zela pela Saúde Única, mantendo o equilíbrio entre saúde humana, animal e ambiental, atuando no controle de zoonoses (doenças infecciosas transmitidas dos animais para os seres humanos) e na prevenção de epidemias, garantindo o bem-estar da sociedade.

Diante do exposto, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Piauí manifesta seu repudio e indignação com o descaso e falta de respeito da Prefeitura de Teresina e da Fundação Municipal de Saúde para com o CCZ e seus profissionais, e recomenda que a Gestão Municipal repare os danos causados às atividades do Centro, bem como aos seus profissionais Médicos Veterinários.