Presidente do CRMV-PI participa de mobilização nacional em defesa da Medicina Veterinária no Congresso

Nova Cédula: Veja a Lista de Profissionais Contemplados no 14º e 15º Lote
7 de março de 2025
Atualização em Resenhas Equinas: Capacitação gratuita fortalece a atuação de Médicos-Veterinários do sul do estado
28 de março de 2025

Presidente do CRMV-PI participa de mobilização nacional em defesa da Medicina Veterinária no Congresso

Em uma ação de grande relevância para a Medicina Veterinária no Brasil, 27 presidentes dos Conselhos Regionais, dentre eles, o Presidente do CRMV-PI Miguel Cavalcante, e representantes do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) participaram de uma mobilização estratégica no Congresso Nacional nos dias 11 a 13 de março. O grupo percorreu gabinetes na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, dialogando com parlamentares para reforçar o apoio a projetos de lei que impactam diretamente a profissão e a qualidade dos serviços prestados à sociedade.

Entre as principais pautas defendidas estavam:

  • PL 4262/2023 – Propõe a criação do Teste de Proficiência para Medicina Veterinária, garantindo a qualificação dos profissionais formados no país.
  • PL 3614/2015 – Prevê a criminalização do exercício ilegal da profissão, essencial para coibir práticas irregulares e proteger a saúde animal e pública.
  • PL 3665/2024 – Dispõe sobre a regulamentação das análises clínicas animais, assegurando que apenas médicos veterinários realizem esses procedimentos.

A mobilização envolveu reuniões com 57 deputados federais e 3 senadores. Representando o Piauí, o presidente do CRMV-PI, Miguel Cavalcante, e a tesoureira do CRMV-PI, Caroline Oliveira, reuniram-se com os deputados federais Dr. Francisco (PT), Florentino Neto (PT), Jadyel Alencar (Republicanos), Merlong Solano (PT), Júlio César (PSD), e a senadora Jussara Lima (PSD), buscando apoio às pautas prioritárias da Medicina Veterinária.

Além da atuação direta no Congresso, Miguel Cavalcante e Caroline Oliveira também participaram da 1ª Câmara Nacional de Presidentes (CNP), realizada entre os dias 11 e 13 de março, em Brasília. O encontro teve como objetivo debater temas que contribuem para o aperfeiçoamento e a valorização do trabalho de médicos-veterinários e zootecnistas, além de discutir propostas de alinhamento de ações para o funcionamento das autarquias.

A mobilização no Congresso reflete o compromisso dos Conselhos com o avanço da Medicina Veterinária, assegurando que a categoria tenha respaldo legal e reconhecimento na formulação de políticas públicas essenciais para a saúde animal e humana.

Os comentários estão encerrados.