CRMV-PI promove debates com candidatos à Prefeitura de Teresina

Justificativa de Ausência de Voto
2 de abril de 2024
Diretoria do CRMV-PI participa do Projeto Integrar Diretorias: Sistema CFMV/CRMVs
26 de agosto de 2024

CRMV-PI promove debates com candidatos à Prefeitura de Teresina

Na última semana, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Piauí (CRMV-PI) lançou uma iniciativa inovadora para promover o diálogo entre candidatos à Prefeitura de Teresina e os profissionais de saúde animal que atuam na administração municipal. A medida surge em resposta a um ofício da comissão de representantes dos médicos-veterinários da Prefeitura de Teresina (PMT), visando discutir questões importantes para a profissão e para o bem-estar animal na cidade.

No dia 13 de agosto, o candidato Fábio Novo (PT) participou do debate. Em 14 de agosto, foi a vez de Tonny Kerley (NOVO) e Geraldo Carvalho (PSTU) se encontrarem com os conselheiros do CRMV-PI e os Médicos-Veterinários da PMT. O CRMV-PI tem o objetivo de realizar encontros com todos os candidatos à Prefeitura de Teresina. Os demais candidatos também foram convidados, estando pendente a confirmação da data e horário das reuniões.

Durante os debates, participaram representantes da Prefeitura, incluindo funcionários da Superintendência das ações administrativas descentralizadas (SAAD RURAL), Fundação Municipal de Saúde (FMS) e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMAM), com os setores de Gerência de Inspeção e Fiscalização Agropecuária (GIFA), Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (GEVISAT), Gerência de Vigilância Sanitária (GEVISA), Gerência de Zoonoses (GEZOON) e a Coordenadoria Municipal de Bem-Estar Animal.

O principal objetivo desses encontros é garantir que as pautas dos profissionais representados pelo conselho, sejam incluídas nos planos de governo dos candidatos e que estas demandas sejam levadas em consideração durante as campanhas políticas. Estamos elaborando um termo de compromisso político para assegurar que esses candidatos se comprometam com as questões discutidas e as incluam em seus planos de governo, caso sejam eleitos.”, explicou Miguel Cavalcante, Presidente do CRMV-PI.

Os profissionais presentes apresentaram uma série de demandas relacionadas à proteção, bem-estar e saúde animal, bem como à valorização dos médicos-veterinários da Prefeitura. Entre as principais solicitações estão: a criação de um Plano de Cargos, Carreiras e Salários específico para os médicos-veterinários; contratação de novos profissionais; aquisição de veículos e equipamentos essenciais, como computadores e ar-condicionado; e melhorias nas instalações.

“A importância desses encontros é garantir que os candidatos compreendam a amplitude das atribuições desempenhadas pela prefeitura e a relevância desses serviços para a saúde pública e a sociedade.”, destacou Marly Reis, Médica-Veterinária da Gerência de Zoonoses.

Na tentativa de também abranger os Zootecnistas, o CRMV-PI criticou o fato de o poder municipal não ter contratado Zootecnistas e recebeu a promessa de que a profissão será incluída nos futuros editais de concursos públicos. Além disso, o conselho pretende expandir esse modelo de diálogo para outras cidades, como Corrente, onde os Zootecnistas desempenham um papel significativo na economia local.