CRMV-PI encerra a Semana do Médico-Veterinário com Ciclo de Palestras Veterinárias

CRMV-PI recebe mais dois candidatos para debate junto aos Médicos-Veterinários da PMT
17 de setembro de 2024

Na última sexta-feira, 13 de setembro, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Piauí (CRMV-PI) encerrou a Semana do Médico-Veterinário com um Ciclo de Palestras realizado no Auditório do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Piauí (CCA-UFPI). O evento, que se destacou pela qualidade das discussões, atraiu um público diversificado, composto por estudantes e profissionais da área.

Dr. Bruno Maranhão

A abertura do ciclo foi marcada por palestras que abordaram temas fundamentais para a prática veterinária. O Dr. Bruno Leandro Maranhão Diniz, da UFPI, apresentou “A Valorização da Ética na Medicina Veterinária”, ressaltando a importância de princípios éticos na atuação dos profissionais. Em seguida, o Dr. Licindo Rodrigues Pereira, presidente do CRMV-MA, falou sobre “Eutanásia: um ato do Médico-Veterinário”, tema que gerou intenso debate e reflexão entre os presentes.

O evento também contou com a presença de diversas distribuidoras de medicamentos e produtos veterinários, como Vitrine Vet, NB Distribuidora Piauí e Droga Vet, que apoiaram a iniciativa e contribuíram para um ambiente interativo e informativo.

Durante a tarde, o ciclo seguiu com palestras enriquecedoras. O Dr. Vinícius Silva, da NB Distribuidora, apresentou “Desvende o seu por quê”, seguido pelo Dr. Altair Santana Oliveira, Presidente do CRMV-BA, que discutiu os “Desafios da Inspeção Animal”. Para encerrar, o Dr. José Néder Moreira Alves, Coordenador Estadual do Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa na Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), abordou os “Desafios da Saúde Animal”.

Dr. Vinícius Silva

A importância do evento foi destacada por estudantes e profissionais. Maria Clara, aluna do 8º período do curso de Medicina Veterinária da UFPI, compartilhou sua experiência: “O saldo que eu tenho desse momento é muito positivo e eu saio uma pessoa diferente do que quando entrei. Eu achei muito importante a iniciativa do nosso Conselho Regional de Medicina Veterinária, tanto para nós que estamos em formação na universidade quanto aos próprios médicos-veterinários já formados. Os palestrantes trouxeram o conhecimento que eles têm, de experiência, de outros estados, vai agregar muito em conhecimento para nós

O Dr. Licindo Rodrigues Pereira também elogiou a iniciativa do CRMV-PI, afirmando que discutir doenças emergentes e reemergentes é essencial para a profissão. “Eu achei extremamente salutar o convite do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Piauí, preocupado com essa situação e com doenças emergentes ou reemergentes. A participação da plateia foi excelente, tivemos um auditório lotado para conversar sobre um assunto tão polêmico como a eutanásia”, destacou.

O Dr. José Néder enfatizou a relevância dos temas abordados, ressaltando que as doenças zoonóticas têm um impacto econômico significativo. “Eu acho que é um tema muito relevante, porque são doenças e enfermidades zoonóticas que podem transmitir pro ser humano, doenças de muito impacto econômico ao país, então é muito importante que a medicina veterinária, que os seus graduandos ou até futuros graduandos, tomem ciência dessas doenças, tomem ciência da sua responsabilidade no controle, na prevenção e no combate dessas enfermidades que são muito importantes para o desenvolvimento e para a economia do país”, concluiu.

Da esquerda para a direita: Dr. Licindo Rodrigues Pereira, Dr. José Néder Moreira Alves, Dr. Miguel Ferreira Cavalcante Filho e Dr. Altair Santana Oliveira.

O Ciclo de Palestras Veterinárias não só promoveu o conhecimento, mas também fortaleceu a interação entre estudantes e profissionais, reafirmando o papel do CRMV-PI como um catalisador de discussões essenciais para a Medicina Veterinária no Piauí.