CRMV-PI leva pautas estratégicas à 2ª CNP e reforça atuação em defesa da Medicina Veterinária
10 de junho de 2025
O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Piauí (CRMV-PI), Dr. Miguel Cavalcante, e a vice-presidente, Dra. Lígia Pires, participaram da 2ª edição da Câmara Nacional de Presidentes (CNP), realizada em Brasília. O encontro, promovido pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), reuniu lideranças de todos os regionais do país para debater ações e decisões fundamentais ao fortalecimento da Medicina Veterinária e da Zootecnia no Brasil.
A vice-presidente também participou do I Seminário Nacional de Meio Ambiente, que reuniu profissionais e especialistas para debater a atuação da Medicina Veterinária e da Zootecnia na sustentabilidade e na conservação dos recursos naturais, soluções frente aos desafios relacionados às questões ambientais no agronegócio e à segurança alimentar.
Durante a CNP, o presidente do CRMV-PI apresentou duas propostas relevantes:
- Revisão da Resolução CFMV nº 672/2000, que trata de normas de fiscalização. A proposta apresentada visa agilizar prazos, reduzir custos e modernizar o fluxo de Autos de Infração, Multa e Recursos, com uso de ferramentas eletrônicas e campanhas educativas.
- Atualização da Resolução CFMV nº 829/2006, para oferecer mais segurança jurídica aos profissionais que atendem animais silvestres de origem ilegal ou em situação de maus-tratos. A proposta inclui segurança jurídica aos profissionais, Apoio normativo ao judiciário, ações educativas e criação de um canal de orientação técnica.
Entre as novidades lançadas na CNP, o grande marco foi o anúncio da criação da Frente Parlamentar da Medicina Veterinária no Congresso Nacional, que promete ampliar a visibilidade e a representação política da classe junto ao Legislativo.
O deputado federal Bruno Ganem, que será o coordenador da futura frente parlamentar, destacou a mobilização inédita no Congresso Nacional. Segundo ele, são necessárias 198 assinaturas para a criação de uma frente parlamentar, mas a iniciativa já conta com o apoio de 205 parlamentares, o que evidencia a credibilidade e a urgência das pautas defendidas. Além disso, Ganem ressaltou que a frente não se limita à Câmara dos Deputados, pois também recebeu o apoio de senadores, ampliando a força e a eficácia da atuação legislativa.
Para o presidente do CRMV-PI, Dr. Miguel Cavalcante, a participação na Câmara Nacional de Presidentes foi essencial:
“Apresentamos pautas que refletem a realidade do nosso estado e que impactam diretamente a atuação dos profissionais. Sairemos mais alinhados, fortalecidos e com caminhos concretos para avançar”, afirmou.
O evento reforça o compromisso do Sistema CFMV/CRMVs com o aprimoramento técnico, ético e institucional da Medicina Veterinária em todo o país.