O Encontro Nacional Integrar – Fiscalização, realizado entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro em Brasília, reuniu 84 fiscais e coordenadores de fiscalização do Sistema CFMV/CRMVs de 25 estados para o lançamento do Plano Nacional de Fiscalização (PNF). Esta iniciativa pioneira do CFMV visa padronizar e fortalecer a fiscalização da Medicina Veterinária e Zootecnia em todo o Brasil.
O evento contou com a participação dos Agentes Fiscais do CRMV-PI, Ruana Dátila e Tiago Ferreira, que contribuíram ativamente nas discussões sobre as estratégias de atuação em áreas críticas, como agroindústrias, estabelecimentos veterinários, comércio de produtos veterinários, canis, abrigos, instituições de ensino e laboratórios. Ao longo dos três dias de evento, os participantes puderam compartilhar experiências, discutir boas práticas e alinhar ações para melhorar a fiscalização no país.
Para Mateus da Silva Fernandes de Jesus, do Núcleo de Apoio aos Regionais (NAR) do CFMV e organizador do evento, a colaboração entre as esferas regional e federal foi um dos grandes destaques do encontro. “Nosso objetivo foi fortalecer o diálogo e introduzir inovações nas práticas. Conseguimos reunir uma parte significativa dos estados, e o resultado foi altamente produtivo“, destacou.
No encerramento do evento, os coordenadores debateram formas de monitorar o Plano Nacional de Fiscalização (PNF) com a perspectiva de melhorar ainda mais a eficiência da fiscalização a partir de 2025, reforçando as prioridades do Sistema CFMV/CRMVs nas áreas de saúde animal, pública e ambiental.